Os adenomas de hipófise são tumores benignos que surgem na glândula hipófise e representam cerca de 10% dos tumores intracranianos. Eles podem ser classificados em duas formas clínicas:
- Tumores Funcionantes: Produzem hormônios em excesso, causando condições como prolactinomas (excesso de prolactina), adenomas produtores de ACTH (síndrome de Cushing) e adenomas produtores de HGH (acromegalia).
- Tumores Não Funcionantes: Não geram excesso hormonal, mas afetam a função da hipófise ou comprimem o nervo óptico, prejudicando a acuidade visual.
O tratamento inicial para ambos os casos geralmente envolve cirurgia, com o uso de medicamentos, como a cabergolida para prolactinomas, sendo uma alternativa em alguns casos. A radiocirurgia com Gamma Knife é indicada especialmente para casos mais complexos, como:
- Tumores residuais ou recorrentes que não podem ser tratados cirurgicamente.
- Tumores localizados no seio cavernoso, estrutura próxima à hipófise frequentemente invadida pelo tumor.
- Tumores que já foram irradiados convencionalmente e precisam de novo tratamento.
O Gamma Knife permite o controle preciso do crescimento tumoral, tanto para tumores funcionantes quanto não funcionantes, utilizando doses diferenciadas para cada tipo. Além disso, a distância mínima de 3 mm entre o tumor e o quiasma óptico é essencial para evitar danos ao nervo óptico.
Agende sua consulta e saiba mais sobre como o Gamma Knife pode ajudar no seu tratamento.