Os tumores de Glomus Jugular se originam de estruturas quimioreceptoras existentes nos vasos do crânio, principalmente na veia jugular.
Tem natureza benigna e crescimento lento.
Os tumores chamados de paragangliomas, ou tumores de glomus jugular, apresentam-se como lesões na base do crânio junto ao osso temporal, ouvidos médio e interno e veia jugular. Levam a perda auditiva progressiva, paralisia facial periférica e distúrbios de nervos cranianos baixos tais como rouquidão e dificuldade de deglutição.
O tratamento inicial e principal é a embolização do tumor seguido por cirurgia. Entretanto, dependendo do tamanho do tumor e sua relação com os nervos do crânio, a ressecção total pode levar a deficiências. Por isso em alguns casos prefere-se realizar uma cirurgia parcial e deixar o resíduo tumoral para tratamento através de radiação.
Além disso, alguns casos podem apresentar recorrência muitos anos após a cirurgia, o que também é uma indicação para a Radiocirurgia, já que o tecido cicatricial originado pela primeira cirurgia dificulta novas abordagens cirúrgicas.
A idade do paciente também é um fator a ser considerado frente a um procedimento cirúrgico de grande monta e com potencial de complicações.
Pelas razões citadas, as indicações de Radiocirurgia por Gamma Knife para os tumores de Glomus Jugular são as seguintes :
- Tumores recorrentes e/ou residuais não passíveis de cirurgia,
- Como tratamento primário em casos de pacientes acima de 70 anos de idade ou que não queiram realizar a cirurgia.