Indicações

Principais indicações

Tumores Cerebrais

Os tumores cerebrais são as doenças mais tratadas em todo o mundo com o Gamma Knife®. Sejam eles benignos ou malignos, a técnica possui evidência científica suficiente para ser aplicada na prática diária quando existe indicação formal. Como regra básica, lesões com até 35 mm em seu maior diâmetro podem ser tratadas. Os tumores que possuem as melhores indicações são:

Metástases cerebrais

Seja ela única ou múltipla, e de qualquer tipo de tumor primário

Schwannomas Vestibulares (Neurinomas do Acústico)

Meningiomas

Em qualquer localização, porém os localizados na base do crânio são os mais tratados

Adenomas Hipofisários

Principalmente aqueles com invasão de estruturas vizinhas a hipófise, tais como seio cavernoso e clivus

Gliomas

Usado em casos de tratamento de recorrências ou tumores do tronco do encéfalo

Malformações Arteriovenosas (MAVs)

São tratadas como tratamento exclusivo quando de grandes dimensões (Grau IV a V da classificação de Martin-Spetzler), ou como tratamento adjuvante ao tratamento cirúrgico ou de embolização em MAVs menores. A radiação tem efeito sobre os vasos da MAV, e oblitera-os no período de tempo maior. Assim o efeito é observado até 5 anos após o primeiro tratamento realizado.

Mal de Parkinson e Epilepsia

Áreas específicas do cérebro são responsáveis tanto por sintomas parkinsonianos quanto pelo surgimento de crises convulsivas de difícil controle com medicamentos. Quando estas áreas são identificadas, elas podem ser destruídas por meio da radiocirurgia com o Gamma Knife® e trazer melhora dos sintomas, tais como: diminuição dos tremores, menor número de crises convulsivas, melhorando substancialmente a qualidade de vida dos pacientes.

Procedimentos para Controle de Dor

A Neuralgia do Trigêmeo também pode ser tratada por esta técnica de forma segura, sem cirurgia. Também pode ser empregada após a falha de todos os tipos de tratamentos anteriores, como, por exemplo, cirurgias e medicamentos.